O Blog mudou de endereço!

Aguarde que você está sendo redirecionado. Caso isto não aconteça, acesse:
http://meda1teco.com
e atualize os seus favoritos!.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma Boa Ideia - Origami

Hoje venho falar de um hobbie meu que indico pra quem quer relaxar, fazer arte e se divertir.


O Origami é uma arte oriental de dobraduras em papel (mas pode ser feita em determinados tecidos também!) . Na Wikipédia a gente acha algumas informações: "O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (rectangularcircular, etc.)."




Essa arte faz parte inclusive das crenças japonesas, como por exemplo, quem fizer mil origamis do pássaro Tsuru (garça) tem um pedido realizado.


Essas dobraduras, além de divertidas de serem feitas, podem ser úteis também!
Eu costumo fazer algumas para a decoração de natal daqui de casa, mas imagina um desses? 



Fala se essa não é uma peça de luxo?

BH esse ano teve a primeira edição do Festival do Japão em Minas, evento que foi um grande sucesso. Esse evento contou com diversas oficinas de arte japonesa (dentre elas a de Furoshiki que eu já falei aqui no blog, e também a de origami). 

Pra quem quiser começar a aprender e praticar em casa, comecem daquelas dobraduras como um sapinho, um peixe... Aí vão pegando o jeito e o gosto pela dobradura.

Um site bacana com origamis de todos os níveis é: http://www.comofazerorigami.com.br/

Para saber mais da história: http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami

Até a próxima!

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário